Entenda a importância de tirar férias
Tirar férias é essencial para a sua criatividade, rendimento e boa saúde. Entenda por que:
Fonte: Shutterstock
O mês de julho está para começar e muita gente já está com as suas fériasplanejadas. Outros, no entanto, preferem vendê-las para garantir uma renda extra, mesmo que não estejam precisando do dinheiro. Mas, será que fazer essa troca do descanso pela recompensa monetária é um bom negócio?
A resposta para essa pergunta é bastante variável, mas, no geral, é negativa. As férias são essenciais para todas as pessoas por diversos motivos, e o primeiro deles é que o corpo e a mente necessitam de um tempo para aliviarem a tensão. Passar meses desempenhando as mesmas atividades é cansativo e, assim, acarreta num estresse que pode ser aliviado por alguns dias de descanso.
Outro fator importante diz respeito à criatividade: você já deve ter notado que pensar em boas ideias quando se está cansado é algo extremamente difícil. Agora, imagine como o seu cérebro está depois de todos esses meses de trabalho? Mesmo que você não perceba, o seu cansaço influencia no fluxo criativo e, portanto, tirar férias pode renovar os seus pensamentos.
Por fim, as férias são a chance que você tem de refletir tranquilamente sobre as suas atividades. Você está satisfeito com aquilo que tem feito? Gostaria de mudar de emprego? Coloque os fatores positivos e negativos na balança, meça suas expectativas e, principalmente, planeje as mudanças necessárias, afinal você dificilmente terá tempo para isso quando voltar a trabalhar.
Caso você realmente esteja precisando do dinheiro que ganhará ao vender as suas férias, faça isso. Só tenha cuidado para não tornar esse ato um hábito, pois o descanso pode não ser uma necessidade monetária, mas você certamente precisa estar bem disposto para continuar trabalhando da melhor forma.
Portanto, na próxima vez em que você pensar em cancelar as suas férias, repense essa ideia e tenha em conta todos os fatores positivos que um descanso lhe trará. A sua saúde agradece.
- Fonte: Universia Brasil